Quanto tempo é necessário para nos adaptarmos?

Quando iniciei minha mudança de hábito alimentar, encontrava MUITA informação contraditória sobre “alimentação saudável”. Uma das questões que me deixava encucado era sobre adaptação genética.

Ora um médico dizia que poderíamos consumir determinado alimento, ora outro dizia que nós (humanos) não estaríamos adaptados a esse alimento.

Mas, afinal, quanto tempo é necessário para que ocorram mudanças significativas em nossos genes para que possamos consumir determinados alimentos?

Levei essa questão comigo durante um tempão, até que encontrei a resposta.

Fonte: Livro “A Dieta da Mente”.

São necessários de 40 a 70 mil anos para que nossos genes se adaptem a certas condições alimentares. Se foi no período da agricultura que nós, humanos, começar a comer carboidratos em excesso, grãos, cereais etc. – e faz “apenas” 10 mil anos -, isso responde muito bem porque muitas pessoas não se dão bem com esses alimentos. Isso sem falar em substâncias como açúcar, óleos vegetais e margarina que são invenções MUITO recentes.

 

Fonte: https://goo.gl/DBZB3e

Nos anos 1700, por exemplo, um adulto consumia 1,81 kg de açúcar por ano, em 2009, o consumo aumentou para 81,6 kg por ano. Levando em consideração que quase todos os alimentos industrializados contém adição de açúcar, esse aumento não é de se espantar.

E sobre a produção e o consumo de algo TÃO NOVO: o óleo de soja? Veja abaixo:

Fonte: https://goo.gl/TGbWVE

Fonte: https://goo.gl/TGbWVE

Cada vez mais as pessoas consomem menos alimentos nos quais nossos genes estão adaptados e trocam por substâncias vendidas como saudáveis. Por exemplo, se usa MUITO menos banha de porco em vez disso usa-se substâncias como óleos de soja, milho, girassol etc.

Nossos avós, os avós dos nossos avós e assim por diante… usavam a banha e manteiga e viviam 70, 80, 90, 100 anos ou mais.

Fonte: https://goo.gl/NfZvrn

Coincidentemente o mundo vem piorando a saúde. Claro que vários fatores interferem na saúde como um todo, mas uma coisa é óbvia, nossos hábitos alimentares estão MUITO diferentes do que nossos ancestrais evoluíram milhares de anos. E essa mudança está ocorrendo muito rapidamente!

A mensagem dessa segunda-feira é: coma comida de verdade. Descasque mais e desembale menos!

Compartilha nas redes sociais:

Comentários

1 thought on “Quanto tempo é necessário para nos adaptarmos?

  1. Pingback:Por que estamos ficando obesos? – André Burgos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *