Qual é o segredo do sucesso?

O que é sucesso pra você? Talvez seja ter saúde, ter uma conta bancária generosa, estar no peso ideal, ter um relacionamento estável, conquistar o objetivo desejado na sua prova alvo ou tudo isso junto!

O fato é que o significado de sucesso é bem particular. O que é ter sucesso pra mim talvez seja completamente diferente do que é pra você. Porém, para chegar ao sucesso existe um segredo. E o melhor, há um artigo que documenta isso!

O artigo – que é uma meta-análise – estudou 225 artigos compreendendo mais de 275.000 participantes. O estudo pesquisou as seguintes categorias: vida no trabalho, relações sociais, saúde, percepção de si e dos outros, sociabilidade e atividade, simpatia e cooperação, comportamento pró-social, bem-estar físico e enfrentamento e, finalmente, solução de problemas e criatividade.

E as pessoas de sucesso nas categorias acima têm uma coisa em comum: a felicidade. Elas são mais otimistas, positivas, confiantes etc., e demonstram emoções positivas.

Os autores sugerem dois pontos que justificam o sucesso das pessoas felizes:

  1. As pessoas felizes experimentam humor positivo e têm uma maior probabilidade de trabalhar ativamente em direção a novos objetivos enquanto experimentam esses humores;
  2. As pessoas felizes estão de posse de habilidades e recursos do passado, que construíram ao longo do tempo durante os agradáveis ​​momentos anteriores.

 

Apesar do artigo não mostrar causalidade, nele é visto que os resultados bem-sucedidos são causados pela felicidade e não se correlacionam.

Então, gostaria de saber se você se percebe como uma pessoa “de sucesso” e/ou se é uma pessoa feliz?

Reforço: o estudo mostra uma forte relação entre felicidade e sucesso. E mais: a felicidade precede o sucesso. Então, o pensamento que o sucesso leva a felicidade vai na contramão (literalmente) deste imenso estudo.

Talvez você esteja se perguntando: Como ser feliz?

Eu te respondo com outras perguntas:

  • O que te faz feliz?
  • Você “pratica felicidade” regularmente?
  • Você faz o que gosta?
  • Você convive com quem gosta?
  • Você foca no lado positivo ou negativo das situações?
  • Você procura soluções ou destaca os obstáculos?
  • Você demonstra afeto?
  • Você tem um momento só seu?
  • Feche os olhos e se imagine feliz. O que você está fazendo?
  • O que te faria acordar todos os dias disposto(a) realizar suas tarefas diárias?

Pare uns minutos e reflita. Tenho certeza que encontrará a resposta e, com ela, o segredo para ser uma pessoa mais feliz e de sucesso.

Fonte: Lyubomirsky, S., King, L., & Diener, E. (2005). The Benefits of Frequent Positive Affect: Does Happiness Lead to Success? Psychological Bulletin, 131(6), 803-855.

Compartilha nas redes sociais:

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *