Exercício físico é a melhor estratégia para emagrecer?

Praticar atividade física regular controla a obesidade? Garanto que você respondeu sim sem nem duvidar, não foi?! Se respondeu, é bom rever seus conceitos. A atividade física regular é excelente para a saúde, mas sem uma alimentação correta e de verdade ela não fará nada para controlar seu peso.

Quando eu comecei a correr, em 2013, meu objetivo era deixar de ser obeso e sedentário e achava que a corrida seria a melhor estratégia para emagrecer. Hoje, sei que isso não é verdade.

Mais um exemplo disso foi dado por um estudo. Desta vez, a pesquisa ocorreu nos Estados Unidos. Lá, 24% dos 35 mil adultos pesquisados em 2017 disseram que se exercitam da forma recomendada pelo governo para o fortalecimento muscular e para os exercícios aeróbicos. Ou seja, essas pessoas fazem levantamento de peso ou outro exercício de fortalecimento ao menos duas vezes na semana, além de 75 minutos de atividades aeróbicas de alta intensidade ou 150 minutos de intensidade moderada (ou até uma combinação dos dois).

Em 2015, esse índice era de 21%. Isso significa que, em dois anos, aumentou o número de pessoas praticantes de atividades físicas regulares nos EUA.

Mas será que essas pessoas são todas saudáveis? Não. Ainda de acordo com este estudo, divulgado semana passada em matéria da Associated Press, 31% dos adultos indicaram estar obesos.

E os militares? Militar gasta MUITA energia, não é? Nos Estados Unidos, em 2001, cerca de 1,6% dos militares estava com sobrepeso. Em 2016, esse número aumentou para 7,8%, segundo dados de outra matéria pode revista especializada. Sim! O problema com sobrepeso também cresce entre os militares norte-americanos, mesmo gastando MUITA energia.

O Brasil também não fica atrás. Já vimos aqui que os brasileiros estão cada vez mais obesos, mesmo aumentando a prática de atividades físicas em seu tempo livre.

Eu ainda costumo ouvir bastante: “Ah! Você corre muito, então pode comer o que quiser!” Será mesmo? Não é bem assim que nossa fisiologia funciona. Na prática, não é isso que vemos.

Como diz o respeitado e renomado professor Tim Noakes: “Os benefícios dos exercícios são indiscutíveis. Mas se você precisa se exercitar para controlar o peso ou emagrecer, sua dieta está errada!”.

Fontes:
https://goo.gl/C3kXkj
https://goo.gl/5nLWcH

Compartilha nas redes sociais:

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *